segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PARA ONDE VAI A ALMA DE UM SUICIDA?


  

Geralmente é difícil encontrar na internet alguém que queira escrever sobre suicídio, biblicamente falando. Depois de muito pesquisar em dezenas de versões diferentes, inclusive em bíblias nas línguas grega (The Editio Regia, Stephanus 1550, greek NT ou textus receptus, sem acentos) e hebraica (Westminster Leningrad Codex), e só depois disso tudo é que comecei a reconhecer que mesmo contendo vários versículos com muitos personagens que se suicidaram, no antigo e novo testamento, não há sequer um só versículo que dê base para afirmar se a alma de um suicida vai para o céu ou inferno.

Passei então a estudar a vida dos personagens,a Bíblia menciona a principio seis pessoas específicas que cometeram suicídio são elas: Abimeleque (Juízes 9:54), Saul (1 Samuel 31:4), o escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6 a bíblia não menciona seu nome), Aitofel (2 Samuel 17:23), Zinri (1 Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5). Cinco deles eram homens pecadores e perversos (não há informações suficientes para saber mais sobre o escudeiro de Saul, para fazer um julgamento a respeito de seu caráter).Há ainda um caso sem dúvida curioso; alguns consideram Sansão um exemplo de suicídio (Juízes 16:26-31), mas o seu objetivo era matar os filisteus e não a si mesmo, embora seu pedido a Deus (juízes 16: 28) Sansão pede força para se vingar dos filisteus pelos seus dois olhos, não pelo povo. A Bíblia enxerga o suicídio exatamente como um assassinato, pois isso é que posso afirmar sem receio algum que suicídio é um auto-assassinato. O que posso afirmar tranquilamente é que quando chegar aquele dia em que todos hão de comparecer diante de Jesus Cristo, creio que muita coisa será levada em consideração e não somente o suicídio, pois Deus levará em consideração todas as obras que a pessoa fez durante sua vida. Mas quem somos nós para julgar as pessoas, não temos tal autoridade para isso! Cabe a Deus decidir quando e como uma pessoa deva morrer.
O suicídio não é o ponto determinante para que uma pessoa ganhe acesso ao céu ou inferno. Se um incrédulo cometer suicídio, ele não fez nada mais do que “acelerar” a sua jornada para o lago de fogo, citado no livro de Apocalipse. entanto, no fim das contas, a pessoa que cometeu suicídio estará no inferno por ter rejeitado a salvação que Cristo veio trazer-nos, não por ter se suicidado. A Bíblia ensina que podemos ter uma garantia da vida eterna a partir do momento em que verdadeiramente aceitamos o sacrifício feito por Cristo (João 3:16). De acordo com a Bíblia, os cristãos podem saber que possuem a vida eterna sem qualquer dúvida (1 João 5:13). Não há nada capaz de separar um cristão do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Se nenhuma "criatura" pode separar um cristão do amor de Deus, e até mesmo um cristão que comete suicídio é uma "coisa criada", então nem mesmo o suicídio pode separar um cristão do amor de Deus. Jesus morreu por todos os nossos pecados e se fosse possível um cristão verdadeiro, em um momento de crise e fraqueza espiritual, cometesse suicídio, esse pecado ainda assim seria coberto pelo sangue de Cristo.

O suicídio ainda assim é um grave pecado contra Deus. De acordo com a Bíblia, o suicídio é assassinato que é sempre errado tirar a vida de alguém, mesmo que seja a própria. É preciso questionar a autenticidade da fé de qualquer pessoa que afirmava ser um cristão, mas e acabou cometendo suicídio. Não há nada que justifique que alguém, especialmente um cristão, tire a própria vida. Os cristãos são chamados a viver suas vidas para Deus e a decisão de quando e como morrer pertencem a Deus e somente a Deus. Creio que o suicídio é uma artimanha maligna , ou seja, satanás pode tocar na vida, na saúde, nos bens de um cristão, conforme o livro de Jó, que particularmente, considero o exemplo máximo de sofrimento, assim sendo, em cristão pode ser tocado pelo diabo, mas não vai além disso, se Deus não permitir. 
Há outros casos interessantes como as pessoas que desejaram se suicidar, ou desejarem a própria morte, mas isso fica para o próximo post.

2 comentários:

  1. Ser um cristão verdadeiro implica em obecer a Cristo, e recebe-Lo como Senhor e salvador, andando conforme ele andou, sendo assim é mandamento não matar, portanto se matar, mas se houver o arrependimento haverá o perdão, mas no caso do suicídio como pode ocorrer o arrependimento?, As obras não serão levadas em conta caso o cristão abandone os caminhos da verdade, como esta escrito:
    EZEQUIEL 3:20
    Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; visto que não o avisaste, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não serão lembradas, mas o seu sangue da tua mão o requererei.


    Romanos 2:7 - Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

    Romanos 9:32 - Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na "pedra de tropeço"
    Hebreus 10:38 - Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele"
    Se um justo se afastar de sua justiça e fizer o mal, morrerá
    Então é a bíblia que diz a verdade e não o nosso achismo, Deus é amor, mas é justiça também, Deus é fogo consumidor, se nada pode nos separar do amor de cristo, e amor em Cristo significa fazer sempre o bem, ter controle próprio, ter serenidade, saber a quem servimos, não se ter amor a este mundo, e a certeza da vida eterna. Então como pode alguém ter o Amor de Cristo e o amor por Cristo e fazer tal dano a si mesmo. Que mal a vida pode nos fazer que fara com que nos apartemos do amor de Cristo? Pessoas foram queimadas, famílias devoradas por feras,até nos nossos dias os cristãos estão sendo mortos pelo amor de Cristo sem negar a sua fé, e mantendo a esperança na salvação. A vida é uma dadiva de Deus e devemos preserva-la e usa-la da melhor forma, remindo o nosso tempo, a alegria do cristão está em Cristo.
    Efésios CAP-5
    14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
    15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
    16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
    17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. O suicídio tem perdão para Deus será

    ResponderExcluir